Proposta Pedagógica

proposta

Berçário: B1 – Colinho (4 a 12 meses)

Idealizado para que o bebê receba o melhor tratamento com toda atenção e carinho, nosso espaço conta com estrutura física e profissional especialmente voltada a essa fase do desenvolvimento oferecendo a família toda tranquilidade e segurança.

As crianças são acompanhadas num ambiente calmo, descontraído de palavras, canto, ritmo, música, movimento e muita afetividade, provocando em pouco tempo, respostas e reações significativas, acompanhadas de sorrisos.

Nossa maior atenção nesta fase é com a correta alimentação, com os cuidados básicos de higiene e de saúde, com a preparação do cardápio, no espaço reservado para o banho com a manutenção de um ambiente tranqüilo proporcionando-lhe um “aconchego musical”.

Os bebês cumprem uma rotina desenvolvida e aperfeiçoada constantemente composta por exercícios que visam à estimulação dos seus sentidos: aguçar a audição, o olfato, o tato, a visão e o paladar. Através de brincadeiras dirigidas, os bebês são estimulados rolando sobre superfícies especiais, engatinhando atrás de uma bola, reproduzindo gestos ao ouvir uma música, escutando histórias de livros, além do estímulo ao andar, engatinhar, sentar, fazer caretas no espelho, entre outros.

Além disso, desfrutam dos essenciais banhos de sol nos horários convenientes.

B2 – Berçário Passinho (13 a 20 meses)

Aproximando-se do segundo ano de vida, nossos bebês chegam a um período de grandes conquistas em suas vidas! Iniciam a descoberta do andar, diversificam seu paladar com a introdução de novos alimentos e interagem intensamente com amiguinhos e com os mais diferentes brinquedos. A rotina do Berçário II é desenhada para assegurar o cuidado e o afeto, fundamentais para o desenvolvimento dos nossos alunos, inserindo-se ainda na rotina novas experiências para o seu crescimento completo.

Nesta etapa os bebês utilizam também outra sala de estimulação que foi planejada para atuar como um ambiente educativo e seguro, estimulando permanentemente o desenvolvimento de suas potencialidades. Assim, nossos alunos contam com vasto acervo de brinquedos temáticos, módulos móveis para interação e brincadeiras, além de materiais específicos para o desenvolvimento e motivação nesta idade.

No Berçário II, os bebês têm em sua rotina atividades ao ar livre, para que vivenciem experiências de contato com a natureza e os amigos, aprendendo regras sociais e desenvolvendo o sentido da convivência. São realizadas estimulações com bolas, carrinhos, além de equipamentos de parque, tudo com o acompanhamento bem próximo das educadoras, garantindo a segurança e o aproveitamento de cada momento.

Educação Infantil:
Entendemos a Educação Infantil como um tempo de formação e que esse tempo vivido pelas crianças proporciona o seu desenvolvimento, em todas as dimensões: cognitivo, afetivo, corporal e social, tendo em vista sua autonomia. As crianças, portanto, não estão se preparando para crescer, elas estão crescendo em todos os seus aspectos. Nessa perspectiva, o trabalho desenvolvido nessa faixa etária contempla ações de cuidados e de educação de forma indissociável.

Para isso organizamos o espaço, os materiais e o tempo utilizado em cada processo. O espaço físico da escola é acolhedor, aconchegante e seguro, e ao mesmo tempo promotor de aprendizagem adequada a cada faixa etária. O tempo é flexível, respeitando os ritmos individuais das crianças e de cada grupo considerando as características e as necessidades dos diversos momentos de formação.

Independência de ações e reflexões, em harmonia com seu grupo, é prioridade para o “crescimento” dos nossos alunos.

Ensino Fundamental:
O projeto pedagógico desenvolvido em parceria com o conceituado Sistema de Ensino Pueri Domus é fundamentado na valorização das habilidades e competências dos alunos, focando experimentações e descobertas contínuas que colaboram na formação de adultos confiantes. Neste segmento da educação, dá-se início a formalização do processo de ensino-aprendizagem. Noções conceituais surgem para explicar o mundo e conteúdos acadêmicos começam a ser introduzidos para colaborar na construção de conceitos.

A Escola Evoluir oferece uma proposta diferenciada de Período Ampliado para os alunos do Ensino Fundamental (2º ao 5º Ano), proporcionando tranquilidade e segurança às famílias com a oportunidade de uma escolarização mais completa.

De acordo com os objetivos pedagógicos, as atividades diversificadas que são desenvolvidas no horário do Período Ampliado, têm como perspectiva a formação e o desenvolvimento humano mais amplo, assegurando às crianças um ambiente de aprendizagem promotor de ricas experiências entre grupos. Dessa forma os alunos freqüentam a Escola em período integral uma vez na semana, para usufruírem da extensão dos serviços educativos.

A organização curricular do Ampliado está constituída por três núcleos: Língua Estrangeira, Tecnológico – Roteiros Digitais e Artístico/Cultural.

Nos projetos pedagógicos desenvolvidos, a Educação Ambiental é um eixo que recebe especial atenção da equipe, sendo tema gerador de estudos do meio e experiências, enfatizando sempre a importância da sustentabilidade.